sábado, 30 de outubro de 2010

Atenção na hora da vacinação!

Um grande problema durante as vacinações é a produção de abcessos na carcaça, principalmente quando o animal é vacinado na "picanha" , onde pode gerar uma perda de carcaça para o produtor, pois a parte da carne afetada pelo abcesso é descartada sem sombra de dúvidas.

Alguns cuidados tem de ser tomados na hora da vacinação, dentre eles a escolha da agulha correta.Também é necessário que o vacinador entenda que o local de aplicação é muito importante, ou seja, vacinar na tábua do pescoço.

Agulha recomendada para vacinação de bovinos

Local apropriado para a aplicação (tábua do pescoço)


Quando aplicada erroneamente, o aspecto da vacinação se torna como um nódulo (abcesso).


Como eu disse anteriormente, esse é o local onde NÃO se deve aplicar a vacina, de modo a não prejudicar um corte nobre, como a picanha ou filé mingon por exemplo.


Olhando um abcesso no animal à pasto, podemos imaginar que é algo superficial, e que não chega a prejudicar a carcaça em si. Profissionais da área de produção e abate sabem o quanto é prejudicial, e o produtor deve se preocupar com isso sim, pois afeta diretamente no seu capital gerado.





Apesar de um pouco impactantes para quem não tem costume de ver, as imagens ilustram bem a ofensa feita à carcaça pela vacinação mal feita. Manejo inteligente, sempre!


Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário