sábado, 30 de outubro de 2010

Nem tudo o que é diferente... é legal!

Olá galera! Tenho andado observando bastante a galera que gosta de animais exóticos e inclusive conversando com alguns criadores e a conclusão que eu tirei disso é preocupante. Muita gente fica fissurada em criar um animal diferente, mas não pensa que ele pode crescer mais do que imaginam, que ele pode te ferir, que ele pode te matar ou pior, não pensam que aquele animal NÃO GOSTARIA DE ESTAR ALI.

Animais exóticos nem sempre se adaptam à nossa vida como um cão ou um gato. Eles tem necessidades diferentes, hábitos completamente aversos aos que estamos acostumados se tratando de um pet.
Infelizmente, quando uma pessoa desiste de continuar criando o seu 'pet exótico', ele provavelmente não terá pra onde ir, e lamento demais que muitos acabem por serem soltos na natureza. Quem faz isso não tem idéia do mal que faz.
Eu não queria citar uma espécie exclusivamente, afinal são tantas.. mas eu não resisto em comentar sobre a Boa constrictor constrictor, que muita gente conhece por Jibóia. Vocês nem imaginam quanta gente pega um animal desses com menos de 30 cm e leva pra casa, sem pensar que ele vai crescer. O que acontece é que chega num ponto em que ninguém tem controle. Animais, assim como nós, tem temperamentos diferentes que variam de indivíduo pra indivíduo. Se a jibóia adquirir tamanho e força, e começar a te atacar sempre que te vê, ela vai tornar um hábito atacar seres humanos, coisa que talvez na natureza ela passaria a vida toda sem fazê-lo, afinal, ela não iria sofrer nenhum tipo de situação estressante provida por um de nós.

Boa constrictor constrictor

Quando esse tipo de situação acontece, o dono simplesmente por medo ou por falta de paciência, quando não consegue novo lar pra ela, a solta em meio a primeira 'matinha' que avistar. Já imaginou se todos resolvessem fazer isso? Se por acaso cinco pessoas soltassem seus animais no mesmo local?
DESEQUILIBRIO AMBIENTAL.
Ouriço Pigmeu Africano

Eles são lindos mesmo... mas, façam a parte de vocês, e não adquiram um animal exótico ou silvestre sem ter extremo conhecimento e condições para cuidar do mesmo!

PAZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário