sábado, 30 de outubro de 2010

De onde vem?

O assunto dessa vez, vai ser a gelatina. Quando eu era pequena, eu via minha mãe fazendo gelatina e achava o máximo como  mudava o aspecto com algumas horas na geladeira. Quando ela fazia aquelas coloridas, com vários sabores juntos, adorava! Sempre quando eu perguntava do que era feita, ela respondia ' Não sei não filha', e eu carreguei essa dúvida por muito tempo, tanto tempo que até me esqueci dela.

Já ouvi por alto que era feita de 'couro' de bovino.
Mas o tempo passou e eu resolvi saber de verdade como era feita a gelatina e de quê. O que eu descobri não foi muito diferente do que eu já tinha ouvido falar: para se produzir a gelatina, são necessárias matérias-primas que contenham muuuuuuuuuito colágeno, e pele de suíno tem altas concentrações dele. A pele do bovino também é usada, mas não é a 'pele' mesmo, é uma camada intermediária, que vem depois da camada subcutânea, e da superior - que é transformada em couro. Essa camada intermediária é raspada e processada até se conseguir a gelatina. O que é importante saber, é que a gelatina é sim um produto de origem ANIMAL, e tem um valor nutricional importante, porque tem alto teor de proteína, além de não conter gorduras nem carboidratos, tem um gostinho delicioso a nossa escolha e ainda faz bem para a saúde. Interessante, porque aposto que muita gente nem imagina de onde vem essa delícia geladinha que nos salva do calorão do país tropical !


Quem quiser se aprofundar melhor no assunto, visite : http://www.gelita.com/DGF-portuguese/gelatine/gelatine_was.html?reload_coolmenus lá explica tudinho!

Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário